sexta-feira, 1 de abril de 2011

Relatório da OCDE

A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, disse esta quarta-feira (30) emAveiro que o relatório do terceiro exame da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) ao desempenho ambiental de Portugal evidencia que o país está no bom caminho nesta área.

O relatório ao exame da OCDE, a que o país foi submetido no ano passado, vai ser apresentado no próximo dia 11 de abril e, segundo a ministra do Ambiente, “a apreciação global é francamente positiva e incentivadora para todos os que têm sido parte deste processo”.

A governante não quis detalhar o relatório, adiantando apenas que “Portugal é considerado um bom aluno em termos da sua integração na União Europeia”. “Em tempo curto recuperámos os atrasos que tínhamos e isso é muito valorizado. Somos dados como exemplo”, afirmou Dulce Pássaro.

A governante acrescentou ainda que Portugal passou de um país que “tinha problemas sérios, em termos do modelo de desenvolvimento que nem sempre respeitou a preservação do ambiente”, para “um país com uma economia perfeitamente articulada com a preservação do ambiente e claramente alinhado com o desempenho dos países que tinham anteriormente entrado na União Europeia”.

A ministra do Ambiente falava durante a inauguração da Central Hidroelétrica do Carvoeiro-Vouga, em Aveiro, que representa um investimento de 250 mil euros suportados pelo consórcio Spheraa/Luságua. Trata-se da primeira turbina instalada no interior de um sistema de abastecimento de água que vai permitir produzir energia aproveitando os excessos de pressão existentes nas redes de água.

O sistema tem uma potência instalada de 85 quilowatts (Kw) e será responsável pela produção de energia renovável para 150 famílias. Além das redes de abastecimento de água potável, o modelo pode ser aplicado em redes de drenagem de águas residuais, grandes hídricas e canais e sistemas de rega.

Diário As Beiras 30-03-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário