quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Sociedade e as empresas

A responsabilidade social é muito importante nas empresas, que devem funcionar como promotoras do desenvolvimento sustentável das sociedades onde se integram. Esta responsabilidade deverá ter em conta tanto preocupações sociais a nível pessoal,como a nivel comunitário.
Embora promovida principalmente por grandes empresas ou multinacionais, a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) deverá fazer parte da estratégia de qualquer empresa e de qualquer sector de actividade, incluindo as pequenas e médias empresas. É importante salientar que o que se entende por RSE não se limita ao que é exigido por lei relativamente às condições de trabalho e protecção do Ambiente, devendo ir para além disso e abranger acções voluntárias que contribuam para o desenvolvimento da sociedade através da educação, cultura e melhoria das condições de vida, por exemplo.
Uma empresa responsável socialmente respeita os direitos dos seus trabalhadores, não recorre à exploração de mão-de-obra infantil, não exerce práticas discriminatórias e no caso de recorrer a mão-de-obra localizada noutros países, nomeadamente, de países em desenvolvimento, tem preocupação pelas condições de vida destes trabalhadores. O conceito do Comércio Justo diz respeito precisamente a proporcionar aos produtores de países em desenvolvimento um rendimento justo pelo seu trabalho e condições para o seu desenvolvimento.
As orientações da Comissão Europeia no âmbito da estratégia de desenvolvimento sustentável indicam que as empresas cotadas na bolsa e com mais de 500 trabalhadores deverão publicar relatórios anuais relativos ao desempenho ambiental, económico e social. O
A integração da RSE no mercado de valores reveste de valor económico o esforço das empresas no desenvolvimento da sociedade. Hoje em dia os investidores preocupam-se não só com o desempenho económico das empresas onde investem, mas também com o desempenho em termos ambientais e sociais. Uma empresa com uma actividade social e ambiental fortes demonstra uma estrutura sólida e consciente atraindo, desta forma, os investidores. Nos EUA e em alguns mercados europeus, os fundos de investimento em empresas socialmente responsáveis têm vindo a aumentar de importância, representando 600 bilhões de dólares, só nos EUA. Além disso, algumas Bolsas desenvolveram Índices que agregam empresas socialmente responsáveis como, por exemplo, o Dow Jones Sustainability Index.
Apesar de não haver legislação nesta área, a responsabilidade social tem um papel importante como ferramenta de competição empresarial e como forma de satisfazer os consumidores e os investidores cada vez mais atentos às questões sociais e ambientais.
Foi recentemente publicado um estudo realizado em Portugal, sobre a percepção da responsabilidade social, que mostrou que há pouca familiarização com o termo RSE por parte dos consumidores, meios de comunicação e entidades governamentais. A nível nacional, existem algumas entidades a trabalhar nesta área, nomeadamente, o
Para concluir e a titulo de curiosidade, um estudo conduzido nos Estados Unidos mostrou que:
- 60% das pessoas que procura emprego escolheriam a oferta da empresa que demonstrasse maior responsabilidade social;
- 50% dos consumidores está disposto a pagar mais por um produto que esteja associado a uma causa social;
- 20% da população pagaria 10% a mais pela causa certa;
- 61% dos consumidores mudaria de loja para uma associada a uma causa social;
- 70% dos consumidores não compraria produtos produzidos por empresas que desrespeitem as questões sociais, como por exemplo, a utilização de mão de obra infantil.
Global Reporting Initiative é a referência mundial para a elaboração destes relatórios. Trata-se de uma iniciativa da CERES (Coalition for Environmentally Responsible Economies) em conjunto com organizações como as Nações Unidas. Além da importância que terão para os accionistas e investidores, os relatórios de desempenho social deverão ser lidos pela comunidade em geral funcionando como um meio de dar a conhecer o esforço das empresas no âmbito da sua responsabilidade social e permitir aos consumidores estarem mais informados na sua escolha de produtos e serviços.BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) e a RSE Portugal (Associação Portuguesa para a Responsabilidade Social das Empresas), representando, respectivamente, o WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) e o CSR Europe (Corporate Social Responsibility). O objectivo deste tipo de organizações é colaborar com empresas que pretendam desenvolver actividades na área da responsabilidade social, bem como promover a articulação entre as empresas, o governo e a sociedade civil contribuindo, desta forma, para uma maior familiarização com este assunto e para o seu desenvolvimento a nível nacional.

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