quinta-feira, 28 de abril de 2011

TED - Conversas sobre o ambiente

Caros colegas, venho por este meio partilhar alguns vídeos inspiradores de pessoas brilhantes e qualificadas para falar de questões ambientais. O formato é de certeza bastante conhecido pela larga maioria de vós. As “TED, (techology entertainment and design), conferences” , são uma série de conferências realizadas a nível global pela Fundação Sapling, cujo único objectivo é a disseminação de ideais que valem a pena ser conhecidas. Todas estas conversas podem ser encontradas no site TED.com, que desde a sua criação em 2006, já teve mais de 290 milhões de visualizações!

Se por acaso alguém já tiver colocado um destes vídeos no blog, o que não seria de estranhar visto a sua popularidade, então peço desculpa por voltar a fazê-lo…

Se me permitem, aconselho a pesquisa de vídeos ligados ao ambiente no site TED.com, estou certa de que vão encontrar temas ambientais muito relevantes para inspirar os vossos posts!

Por alguma razão que me ultrapassa, as legendas dos vídeos, aparecem totalmente desconfiguradas no blog! Se tiverem dificuldades com o Inglês, podem encontras os três vídeos , com as respectivas legendas em português, no site TED. com, encontram os vídeos facilmente no motor de pesquisa fornecido pelo próprio site.

“Nesta conversa ricamente ilustrada, Yann Arthus-Bertrand expõe os seus três projectos mais recentes sobre a humanidade e o seu habitat: fotografias aéreas impressionantes de sua série A Terra Vista de Cima, entrevistas realizadas pessoalmente no mundo inteiro e em destaque no seu projecto na internet, Outros 6 mil milhões e, o filme a ser lançado em breve ,"Lar", que documenta com vídeos impressionantes o impacto humano no meio ambiente.”


“O crescimento humano abusou dos recursos da Terra mas, como nos lembra John Rockstrom , os nossos avanços também nos proporcionam a ciência para reconhecer isso e mudar nosso comportamento. Sua pesquisa descobriu nove "limites planetários" que podem nos guiar no sentido de protegermos os vários ecossistemas sobrepostos do nosso planeta.”





Relativamente a este último vídeo, achei-o interessante e inspirador, ainda que apenas parcialmente se relacione com o ambiente. É um exemplo extraordinário, mas real, de que o homem pode fazer muito com tão pouco, que não há desculpas...Chegamos ao ponto em as desculpas não existem!

Portanto, quando se afirma que proteger o ambiente pode ser muito dispendioso, e que este não é o melhor momento para fazer gastos com esse objectivo, então, vejam este video, para terem a noção de que ainda com falta de recursos monetários o homem tem a capacidade de criar e gerir com muito pouco!

Quando se diz que em certas áreas não é possível evoluir tecnologicamente porque a ciência ainda não foi tão longe, então vejam este vídeo...

Não há desculpas! E o prejuízo é nosso apenas.

“Aos 14 anos, em pobreza e fome, um menino Malauiano construiu um moinho de vento para fornecer energia à casa da sua família. Agora, aos 22 anos, William Kamkwamba, que discursa aqui na TED pela segunda vez, partilha a comovente história da invenção que mudou a sua vida.”


Sem comentários:

Enviar um comentário