quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quantas pessoas cabem na Terra?

Actualmente a população mundial é de 6.9 mil milhões de pessoas. Tendo em conta que há 80 anos atrás a população mundial era de 2 mil milhões e sabendo ao mesmo tempo que a população não irá deixar de crescer, a pergunta que se coloca é: de que forma é que este aumento populacional vai afectar a nossa capacidade de obtermos os bens essenciais à sobrevivência (Exemplos: Água, Alimento e Energia)?
Calcula-se que daqui a 2 ou 3 anos se chegue a 7 mil milhões de pessoas e as estimativas para 2050 apontam para um crescimento de 2.3 mil milhões de pessoas, ou seja, podemos chegar aos 9 mil milhões até meados deste século. Para que tal aconteça basta que os mais de mil milhões de adolescentes que existem actualmente tenham filhos e vivam o suficiente para se tornarem avós. Assim, nos próximos 40 anos a Terra terá de albergar mais 3 mil milhões de pessoas, isto corresponde a mais que a actual população de toda a Europa, África, América do Norte e do Sul juntas.
Os países que no futuro crescerão mais rápido serão também os países menos desenvolvidos do Mundo. A população do Afeganistão vai duplicar, tal como a população da maioria da África subsariana. Prevê-se que a população de Níger aumente para mais do triplo. Em 2050 a Índia ultrapassará a China e tornar-se-á o país mais populoso do Mundo, a Índia terá 1.658.000.000 de pessoas e a China 1.408.000.000 de pessoas. Nos EUA existirão mais 100 milhões e na Grã-Bretanha mais 10 milhões de pessoas. Por outro lado, a população de alguns países irá diminuir, casos do Japão, Rússia, Alemanha, Portugal e grande parte da Europa de Leste.http://www.un.org/esa/population/
Durante a maior parte da existência humana, o tamanho da nossa população foi controlado pela Natureza, tal como acontece com os restantes animais. Sabemos que havendo abundância de água, alimento e outros recursos naturais essenciais à sobrevivência humana a população prospera. Agora, quando surge uma doença, fome ou seca, a vida pode ser encurtada. A história da humanidade é de superação destes limites ambientais, controlámos as taxas de mortalidade, com a cura de doenças infecciosas o que levou a que tivéssemos uma vida mais longa e saudável. As pessoas têm explorado os recursos cada vez mais eficazmente. Porém, estamos a chegar aos limites do nosso ambiente e dos nossos recursos.

Água:

Chamamos à Terra “ O planeta azul”, porque cerca de 70% da sua superfície está coberta por água. Desta apenas 2.5% é água doce. Dessa fracção apenas 1% está disponível para uso humano. O grande problema é que não há mais água do que a que existia quando a vida apareceu na Terra. Ela vai mudando a sua distribuição – há mais água em partes do mundo do que a que havia há milhares de anos – mas continua a ser a mesma quantidade de água que sempre houve. Apropriamo-nos de mais de metade da água doce disponível no mundo para servir as nossas necessidades. Apesar do nosso engenho, mais de mil milhões de pessoas já não têm acesso a água potável.
  • Conforme a população aumenta pior será. Nos próximos 20 anos, até metade da população mundial viverá em zonas com pouca água. A maior parte da água que usamos vai para a agricultura e isso significa que qualquer escassez de água futura afectará a capacidade de fornecermos alimento.
  • Cada pessoa precisa de 1-4 litros, por dia, para sobreviver.
  • Gastam-se 40/400 litros por dia para uso doméstico.
  • Um quilo de trigo consome dois metros cúbicos de água até sua colheita e, para produzir um quilo de carne, são necessários entre 5 a 10 litros.
  • A agricultura consome 70% das reservas hídricas a nível mundial.
  • As terras irrigadas somam 270 milhões de hectares, mas correspondem somente a 20% da superfície agrícola mundial.
É evidente que a poluição hídrica é intensificada com o aumento da pobreza. Sabemos que em regiões pobres, normalmente situadas na periferia das grandes cidades, os esgotos sanitários e o lixo doméstico, sem qualquer tratamento, são directamente lançados para a água. Estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo de água aumenta numa proporção de duas vezes o crescimento populacional. A previsão é de que, nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso.

Alimento:

Em cada 3.5 segundos morre uma pessoa à fome; uma em cada sete pessoas no mundo tem fome ; 11 mil crianças morrem de fome a cada dia. Várias são as causas para o flagelo da fome e uma delas é o crescimento desproporcional da população.
Actualmente usamos cerca de 30% de toda a superfície terrestre para agricultura. À medida que a população aumenta, aumenta a urgência em produzir mais alimento. Temos de duplicar a quantidade de alimento que temos à nossa disposição, logo que possível, para fazer frente ao aumento da população à escala mundial. Fazemos isso aumentando a produtividade, pois não há mais terra para onde expandir. Será necessária uma Revolução Verde à escala do que Norman Borlaug fez no Passado para fazer face ao Futuro.
Terras aráveis adequadas para cultivo estão a tornar-se um bem escasso. E os países têm cada vez mais dificuldades em produzir alimento suficiente para alimentar as suas populações. Por isso, estão agora a debater-se numa competição global para obter segurança de alimento comprando terra no estrangeiro. O objectivo é implementar métodos de agricultura intensiva e exportar o alimento de volta para os seus países. Estes negócios não são devidamente controlados o que leva a que as comunidades locais não beneficiem desses investimentos como deveriam. Investidores chineses estão a negociar terras em África, Cazaquistão, México e Brasil. Empresas da Arábia Saudita arrendam terras agrícolas no Sudão. A maioria dos países-alvo para investidores estrangeiros são em África e alguns dos quais já se debatem para alimentar a sua própria população.


Energia:

Os combustíveis fósseis, como o petróleo, têm uma procura que aumenta todos os anos. Actualmente usamos 85 milhões de barris por dia. O petróleo providencia os adubos, pesticidas e mecanização que até agora nos permitiu produzir alimento suficiente para a nossa população. Mas quando começamos a perceber o quanto dependemos dele é cada vez mais difícil encontrá-lo.
Prevê-se um aumento de 40% na procura de energia, ao longo das próximas duas décadas.
A Terra só consegue aguentar até um certo nível de consumo. A “capacidade de suporte” é uma noção muito flexível. Divide-se a produtividade da Terra pelo número de pessoas e isso dá-nos uma ideia de quantas pessoas ela pode suportar. Se partilhássemos justamente a capacidade bioprodutiva da Terra, haveria dois hectares globais para cada um. Porém, na realidade, a maior parte de África usa pouco mais de metade da sua quota da capacidade produtiva da Terra. O indiano médio usa menos de metade. Os chineses usam a sua quota devida de dois hectares cada. Mas os europeus usam muito mais de metade. O americano médio usa mais de quatro vezes a sua quota. Segundo estes cálculos, se todos os humanos consumissem o mesmo que o indiano médio actual, a Terra poderia suportar até 15 mil milhões de pessoas. Se consumíssemos tão pouco como o ruandês médio, o número subiria para 18 mil milhões. Mas o nosso planeta apenas suporta 2.5 mil milhões de pessoas a viver como na Grã-Bretanha, onde usam em média 5 hectares globais e apenas 1.5 mil milhões com o estilo de vida dos EUA.


O que se pode fazer:

Numa perspectiva Malthusiana deste problema, iniciativas como a Optimum Population Trust, debruçando-se sobre este problema, tentam de forma não agressiva – ao contrário da política do filho único implementada na China em 1979 – criar as soluções para um desenvolvimento e estilo de vida sustentável através de campanhas para reduzir as taxas de natalidade.http://populationmatters.org/
Paralelamente outra solução será usarmos os recursos de forma mais sustentável. Temos de deixar de desperdiçar e de poluir tanto. Se pusermos a Ciência e tecnologia que já temos à disposição teremos hipóteses de aguentar nos próximos 30, 40 ou 50 anos. Mas, não começando imediatamente, não teremos hipóteses. Se nada for feito a falta de água, energia e alimento acentuarão a desigualdade e sofrimento humano.  

Nota final: quando comecei a escrever o post existiam 6.913.863.119 pessoas no Mundo. Agora que acabei existem 6.913.902.664 pessoas no Mundo.

Diogo Capela Nº 17264 Subturma 5

1 comentário:

  1. Temos de mudar o mundo , a população parar de crescer e substituir as coisas que gastam muitos recursos naturais por coisas que gastam menos recursos ou são renováveis.

    ResponderEliminar