sexta-feira, 29 de abril de 2011

Granizo "pinta" Lisboa de branco




"O temporal das últimas horas, com trovoadas e uma intensa queda de granizo, abateu-se sobretudo na zona norte de Lisboa e no concelho da Amadora, cerca das 16h. Benfica, Pontinha, Venda Nova, Damaia e Ameixoeira foram as áreas mais afectadas. O mau tempo também afectou o concelho de Sintra, sobretudo na zona de Queluz, e Oeiras.
Há registo de inundações em vários estabelecimentos comerciais e o trânsito automóvel processa-se com muita lentidão no IC19 e na 2ª Circular.
Na linha de Cascais, o mau tempo levou à interrupção da circulação de comboios, devido à queda de uma catenária. O trânsito também está difícil na Marginal, após a queda de pedras na via."






As mudanças climáticas são cada vez mais frequentes nos nossos dias, tal como verificamos hoje em pleno Abril e depois de semanas com temperaturas superiores a 25º graus. As mudanças climáticas são provocadas não apenas por fenómenos naturais, mas também por acções dos seres humanos. Foi com a revolução industrial no século XVIII que essas mudanças de temperatura se têm verificado, momento em que se aumento significativamente a poluição no ar.


São vários os factores apontados pelos ecologistas e cientistas que provocam essas mudanças climáticas, tais como o efeito de estufa, buraco na camada de ozono, poluição atomosférica e aumento na produção de gás carbônico. A principal consequência é o aquecimento do clima da Terra, provocando o aumento de temperatura dos oceanos e o derretimento das geleiras. O planeta está a ficar cada vez mais quente e o nivel do mar a subir.


O fenómeno do derretimento das geleiras acontece no Pólo Norte e no Pólo Sul. O mais preocupante com relação ao aumento do nivel global dos oceanos é o derretimento das camadas de gelo na Antártica, no Pólo Sul, porque as geleiras estão sobre um continente enquando o gelo do Pólo Norte está sobre água. A Antártica reúne cerca de 90% de todo o gelo da Terra e se todo este gelo fosse derretido o mar subiria 60 metros.


Outro grande problema é o aumento da temperatura que são causadas pelo efeito de estufa que concentram mais energia na atmosfera, como se houvesse um "cobertor" sobre o planeta. Há projecções que apontam dados bastanete catastróficos levando os niveis actuais de emissão de gás carbonico na atmosfera, com resultados como a desertificação.


1 comentário:

  1. São imagens como estas que demonstram a importância do Direito do Ambiente. Se ainda ontem as praias estavam cheias de gente, 24 horas depois é esta a imagem que invadiu Lisboa.De facto, se dúvidas restavam sobre o impacto fortíssimo que as alterações climáticas teriam em Portugal, estas imagens dissipam-nas.

    Janine Saraiva, subturma3

    ResponderEliminar