sábado, 7 de maio de 2011

Semana Europeia da Mobilidade

Almada ganhou o primeiro prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010

Sou natural de Almada e entendi que seria interessante destacar esta iniciativa ambiental deste munícipio.


Almada destacou-se assim entre 2221 cidades europeias que participaram nesta campanha, das quais 66 eram portuguesas.


E o que é a Semana Europeia da Mobilidade?


A SEM é considerada como a maior campanha de sensibilização para a mobilidade sustentável, cujo principal objectivo é apresentar soluções de mobilidade "amigas" do ambiente e sensibilizar os cidadãos para a importância do papel de cada um na adopção de novos conceitos de mobilidade. Torna-se também uma oportunidade de debater e concretizar medidas que contribuam para a redução dos impactos no tráfego nas cidades europeias.


Assim, anualmente, de 16 a 22 de Setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de explorar uma semana de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, na expectativa de se alterarem comportamentos quanto à utilização de transportes particulares.


Esta campanha surgiu na sequência de uma directiva europeia (96/62/EC), relacionada com a qualidade do ar das cidades, ao qual aderiram várias cidades europeias, incluindo Portugal, tendo em conta os crescentes problemas ambientais relacionados com o uso do automóvel, como a emissão exacerbada de CO2 e outros gases poluentes, poluição sonora, etc...


Segundo a Comissão Europeia, Almada destacou-se pelo facto de ter organizado "uma semana impressionante de actividades dedicadas ao transporte sustentável e à saúde" que culminou na sua vitória.


A avaliação para a atribuição do prémio da SEM é realizada por um painel independente de técnicos em mobilidade que considera qual a cidade que mais se empenhou na promoção de alternativas ao automóvel e que mais salientou o impacto positivo da utilização de outros meios de transporte. Interessante e pertinente será ainda referir que a escolha do jurí baseia-se não só nas actividades realizadas durante a SEM, mas também pelas medidas de carácter permanente adoptadas pelo munícipio.


Enquanto almadense, saliento a evolução desta cidade no que concerne às iniciativas de cariz ambiental. Em cerca de 20 anos, a autarquia contribuiu de inúmeras formas para a preservação património cultural e do ambiente, quer a nível urbano, quer nas zonas rurais do concelho. Ora vejam-se as iniciativas ambientais que têm vindo a concretizar-se:



  • entrada em funcionamento do serviço de mobilidade reduzida FLEXIBUS, autocarros eléctricos que passam por toda a cidade a preços bastante reduzidos;

  • entrada em funcionamento de cinco novos parques de estacionamento cobertos;

  • a requalificação e pedonalização de várias ruas, não sendo permitida a circulação de veículos nas principais artérias da cidade;

  • criação de ciclovias, parques de estacionamento e pontos de carregamento para bicicletas e veículos eléctricos;

  • criação de inúmeros espaços verdades e actividades temáticas ao ar-livre;

  • conversão do centro histórico da cidade em zona pedonal;

  • criação de um centro de comércio tradicional ao ar livre onde não circulam veículos;

  • criação do Metro Sul do Tejo, que representa um outro tipo de transporte e uma mobilidade diferente na cidade, acabando por ligar, a preços acessíveis, várias freguesias do concelho

Julgo que esta notícia será um orgulho, não só para os almadenses mas para todos os portugueses, já que pela primeira vez, uma cidade portuguesa venceu este prémio, destinado a promover cidades mais limpas e amigas do ambiente.


A Semana Europeia da Mobilidade 2011 decorrerá de 16 a 22 de Setembro de 2011, com o tema "Mobilidade Alternativa".


Site da Câmara Municipal de Almada: www.m-almada.pt



Por: Sónia Ventura, nº 17562 - Subturma 7

Sem comentários:

Enviar um comentário