sábado, 21 de maio de 2011

Dia Internacional da Biodiversidade

No ano Internacional das Florestas o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica associa-se ao Fórum sobre Florestas das Nações Unidas para celebrar a importância da Biodiversidade das Florestas para a vida na Terra, para alertar para o que a ameaça e para promover a sua Conservação.

Neste domingo, dia 22 de Maio, celebra-se mais um dia Internacional da Biodiversidade. A efeméride foi criada pelas Nações Unidas para promover o reconhecimento da importância da Biodiversidade para o ser humano e alertar para as ameaças que enfrenta na actualidade.

Quando foi instituído em 1993 este Dia celebrou-se a 29 de Dezembro, dia em que, em 1992, entrou em vigor a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), um pacto internacional assinado por 193 países para conservar a Biodiversidade, promover a sustentabilidade na sua exploração e fomentar a distribuição equitativa dos benefícios resultantes da utilização dos recursos genéticos inerentes.

Em 2000 a data viria a ser alterada por questões práticas para o dia 22 de Maio, dia em que o texto da CBD foi adoptado em 1992.

Este ano de 2011, que as Nações Unidas declararam o Ano Internacional das Florestas, o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica associa-se ao Fórum das Florestas da ONU para celebrar no Dia Internacional da Biodiversidade a Diversidade Biológica das Florestas sob o tema “Florestas para as Pessoas”.

As florestas constituem o bioma terrestre mais rico no que diz respeito à Vida. Para além de serem uma fonte de recursos tão importantes como a madeira e as ervas medicinais, as florestas do globo têm um papel fulcral para todos os seres vivos e, em particular, para o Homem ao assegurar serviços como a produção de água limpa, a prevenção da erosão do solo e a regulação do Clima.

Apesar da sua extrema importância para a Vida na Terra e para o Homem as Florestas do mundo estão em risco como resultado da degradação e destruição, das Alterações Climáticas, da sobre-exploração dos seus recursos e da invasão por espécies exóticas agressivas.

Neste Dia Internacional da Biodiversidade pretende-se evidenciar que papel central do Homem na definição do futuro das Florestas, pois dele depende a sua gestão sustentável e conservação.

Saiba mais sobre o tema na brochura preparado no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Floresta “A Biodiversidade das Florestas – O tesouro vivo da Terra”

Celebre também o Dia Internacional da Biodiversidade participando numa das muitas iniciativas organizadas para o efeito! Eis algumas sugestões: “Percurso Rota da Biodiversidade” , “Gravar os Sons dos Animais” , “De olho nas Aves” , "Dia Internacional da Biodiversidade na Mata do Buçaco"

Sem comentários:

Enviar um comentário