sábado, 21 de maio de 2011

UE: Projeto de Conservação do Lince Ibérico Premiado



Um projeto promovido pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) para recuperar o habitat do lince-ibérico em Moura e Barrancos foi distinguido pela Comissão Europeia como sendo dos “melhores entre os melhores” projetos LIFE - Natureza avaliados em 2010.

Cerca de 60 projetos LIFE - Natureza foram desenvolvidos em vários países da Europa e avaliados no ano passado. Apenas seis receberam a distinção de "Melhores entre os Melhores" da Comissão Europeia, anunciou a LPN em comunicado enviado ao Boas Notícias.

O projeto "Recuperação do habitat do lince-ibérico no sítio Moura/Barrancos", promovido pela LPN foi um dos distinguidos e decorreu entre outubro de 2006 e dezembro de 2009.

Segundo a LPN, o projeto visa "contribuir para a recuperação e a conservação de habitats favoráveis à presença do lince-ibérico no sítio Moura/Barrancos", através, por exemplo, da recuperação das populações naturais de coelho-bravo, a principal presa daquele "raro felino”.

Em comunicado a LPN, refere que o reconhecimento da Comissão Europeia, através da distinção e do cofinanciamento de 75 por cento, "motiva e premeia os esforços de todos os que colaboraram durante mais de três anos no projeto e os resultados obtidos”.

A LPN sublinha ainda que o projeto "veio demonstrar inequivocamente que a articulação e a compatibilização das atividades humanas com a conservação da natureza são possíveis, em particular no caso da preservação do lince-ibérico e dos seus habitats".

Segundo a Liga o sucesso desta ação deve-se muito à "confiança e colaboração de todos os proprietários e gestores" que assinaram protocolos de colaboração com a LPN, "permitindo implementar medidas de gestão e conservação do habitat dirigidas ao lince-ibérico".

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Fauna & Flora International (FFI) e o Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o que "garantiu maior capacidade de atuação, conhecimento multidisciplinar e coerência no desenvolvimento das ações", acrescentam.


Fonte: http://www.boasnoticias.pt/noticias_UE-projeto-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-do-lince-ib%C3%A9rico-premiado_6671.html

Sem comentários:

Enviar um comentário