sábado, 21 de maio de 2011

O Rótulo Ecológico Europeu sintetizado.

O sistema de atribuição do rótulo ecológico europeu permite a todos os consumidores, sejam a Administração Pública ou particulares, que possam facilmente identificar os produtos ecológicos oficialmente aprovados em toda a União Europeia, funcionando pelo lado dos produtores como um atestado de qualidade ecológica. 


Os critérios ecológicos que presidem à atribuição do rótulo ecológico europeu são o resultado de estudos científicos do Comité do Rótulo Ecológico da União Europeia (CREUE), critérios estes que são desenvolvidos com o objectivo de cobrir bens de consumo corrente (à excepção de alimentos, bebidas e medicamentos) e serviços. Tais critérios, depois de elaborados, têm de ser aprovados quer pela Comissão, quer pelos Estados-Membros.

Após a adopção dos critérios ambientais, os fabricantes retalhistas ou importadores que desejem candidatar-se à ostentação do rótulo ecológico devem contactar o organismo nacional competente (em Portugal, a Direcção-Geral da Indústria) e apresentar provas de que os seus produtos satisfazem os critérios ecológicos da União Europeia. Sendo tal atestado, os produtos poderão ostentar o rótulo ecológico e ser vendidos e reconhecidos em toda a Europa.

Até ao momento, o rótulo ecológico europeu foi atribuído a milhares de produtos em toda a Europa. Existem critérios para mais de vinte grupos de produtos diferentes entre os quais têxteis, tintas, detergentes, correctores de solos e frigoríficos. Estão continuamente a ser acrescentados novos grupos de produtos e todas as semanas há novas atribuições do rótulo ecológico. É tudo uma questão de ficar atento e ajudar o Ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário