sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta 2011

Uma simbólica mas importante iniciativa relativa às alterações climáticas:

"A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.
Porquê apagar as luzes?
Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.
A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.
Assim, apagar as luzes:
• É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
• É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
• É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.
Em 2010, e após três anos de edição, a Hora do Planeta obteve a maior participação voluntária de sempre. Atingiu um recorde de 128 países e territórios, dos quais 24 cidades e duas vilas portuguesas, que se juntaram nesta exibição global a favor do planeta.
Edifícios e monumentos icónicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar esta ideia. Pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida social desligaram em uníssono as luzes e uniram-se nesta celebração e contemplação da única coisa que temos em comum: o Planeta Terra.
Portugal junta-se pelo terceiro ano consecutivo a este movimento, que este ano desafia todos a um compromisso que “Vá Além Desta Hora Na Luta Contra as Alterações Climáticas”, apelando a que, quando as luzes forem novamente acesas, reflicta sobre o que pode fazer para ajudar a marcar a diferença.

HORA DO PLANETA 2011
Sábado, 26 de Março

Apague as luzes e ilumine esta ideia por um Planeta Vivo.
Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas!"

http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do_planeta/hora_do_planeta_2011/


Concordando com o Professor Doutor Vasco Pereira da Silva, nas suas lições de Direito do Ambiente, «Verde Cor de Direito», quando refere :
"Porque a melhor forma de defender o ambiente passa pela tomada de consciência pelas pessoas dos direitos que possuem neste domínio"

penso que iniciativas como estas merecem a nossa atenção pois são meros gestos simbólicos mas são também importantes gestos de consciencialização da sociedade (cidadãos, empresas,...) para o grave problema das alterações climáticas e de como este problema lhe diz respeito.
E essa consciencialização não deve ser apenas a de que fomos e continuamos a ser agentes causadores da sua existência mas também a de titularidade de um direito, o direito ao ambiente, o qual está a ser gravemente afectado por tais alterações.
E isto porque, se por um lado a consciência de que todos contribuímos para a sua existência, logo todos devemos contribuir para a sua resolução, e até prevenção de outros futuros (e apenas uma actuação conjunta o permitirá), por outro lado, a consciência de que o ambiente é um direito de cada pessoa será decerto um incentivo à sua participação, preocupação e interesse na protecção e conservação daquele e por isso mesmo um incentivo a tal contribuição.
É por isso feliz esta iniciativa que já conta com 130 países e territórios inscritos para participar, em todos os sete continentes, incluindo a totalidade dos países do G20, sendo que, em Portugal, 60 cidades já aderiram a este movimento global.

Sem comentários:

Enviar um comentário