quinta-feira, 31 de março de 2011

Financiamento da gestão de resíduos gera silêncio entre os portugueses

Os portugueses são aqueles que mais ignoram as questões financeiras ligadas aos resíduos, na óptica do consumidor, revela o mais recente Eurobarómetro da União Europeia, publicado segunda-feira. Isto porque, entre os 27 países da União Europeia, os cidadãos nacionais foram os que mais optaram por não responder quando questionados sobre o melhor sistema para financiar a gestão de resíduos. 

Enquanto a maioria dos europeus prefere financiar a gestão de resíduos através do próprio preço do produto, ao invés de pagar impostos específicos, 44 por cento dos Portugueses afirmou não saber – ou não querer – responder a esta questão. Também a escolha entre taxas proporcionais à quantidade de resíduos gerados por habitação ou um imposto fixo gerou silêncio entre os portugueses. Cerca de 36 por cento optou por não responder, enquanto 47 por cento apoiou um modelo de financiamento proporcional à quantidade de resíduos. 

Não obstante, outros aspectos ligados à gestão de resíduos merecem maior atenção dos portugueses: 56 por cento considera «muito importante» a questão do impacte ambiental quando toma a decisão de comprar um produto. Este resultado é muito superior à média dos 27 Estados-membros, já que apenas 39 por cento dos europeus acredita que este aspecto é «muito importante».

Autor/Fonte:Marisa Figueiredo


Ana Teresa Ferreira
Nº 17170
Subturma 1


Sem comentários:

Enviar um comentário