terça-feira, 10 de maio de 2011

A relação entre o crescimento demográfico e o ambiente

Actualmente, o tamanho e o crescimento da população humana é um dos temas mais controversos entre ambientalistas. Tem um impacto profundo em toda a vida na terra, contudo por décadas foi cuidadosamente ausente do debate político.


A meu ver, a industrialização, o consumo excessivo, e o crescimento elevado da população são uma realidade que nos vão acompanhar durante muito tempo. Por isso, com o elevado crescimento da população estes problemas acima enunciados serão agravados ao longo de cada ano.


Na minha opinião, será muito difícil reduzirmos a população humana apenas controlando a sociedade. Somente aumentará, nunca contando que os avanços médicos progridem, consequentemente a esperança média de vida aumenta e contando também que o estilo de vida tecnológica torna as nações industrializadas viciadas no mesmo.


Mais cedo ou mais tarde, a ciência terá que fundir o que é real com o que é considerado neste momento ficção científica. Ou seja, possivelmente precisaremos de deixar o planeta terra e procurar outros corpos planetários. E, talvez lá, consigamos aprender com os erros feitos na terra. A ironia, naturalmente, é que serão provavelmente as nações mais ricas, industrializadas na terra, que serão as primeiras a sair.


O silêncio relativamente ao crescimento demográfico tem-se protelado por muito tempo e com consequências terríveis. Nós temos agora aproximadamente mais 4 mil milhões de pessoas desde 1950 e podemos caminhar para os 9 mil milhões em 2050.


Portanto, a pergunta que coloco não é simplesmente a nível do crescimento demográfico rápido que coloca um problema para a sustentabilidade ambiental. A pergunta seguinte é o que reduz o tamanho médio das famílias? A resposta é muito simples: há uma necessidade enorme para o planeamento familiar em torno do mundo, visto que aproximadamente 40% dos nascimentos no mundo inteiro são sem intenção.


Apesar de alguns activistas insistirem que tomar medidas para influenciar o crescimento demográfico transgride os direitos humanos, do meu ponto de vista, seria uma solução que traria resultados muito benéficos a todos os níveis, a título de exemplo: económicos, sociais, ambientais, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário