sexta-feira, 20 de maio de 2011

A política ambiental da McDonald's

Todos temos a ideia de que a McDonald’s não passa de uma cadeia de restaurantes de fast food. Mas a verdade é que a sua imagem tem vindo a sofrer constantes alterações. Aos famosos hambúrgueres têm-se juntado saladas, sopas, frutas e iogurtes, na tentativa de promover uma alimentação mais saudável e diversificada.

Além das vísiveis mudanças, a McDonald’s Portugal tem-se comprometido a desenvolver a sua actividade de forma responsável a nível ambiental, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável a longo prazo, tentando sempre manter a satisfação dos consumidores, “proporcionando uma boa experiência ao melhor preço”.

Estão a ser desenvolvidas medidas ecológicas que respeitam o meio ambiente, ajustando-se às características e necessidades dos restaurantes McDonald’s.

Na escolha entre as diferentes alternativas, a decisão é baseada em critérios ambientais, assim como de disponibilidade, conveniência e preço.

Para tal, a McDonald’s trabalha em conjunto com os seus parceiros e fornecedores de modo a que todos observem tais princípios na realização das suas actividades.

A McDonald’s propõe-se assim a implementar, de forma consistente e contínua, medidas de conservação dos recursos naturais, procurando reduzir o impacto ambiental causado pela sua actividade, adoptando os comportamentos para isso necessários.

Objectivos:


- Promover a melhoria contínua do desempenho ambiental

-
Prevenção da poluição

- Cumprir os requisitos legais ambientais aplicáveis e outros requisitos ambientais subscritos pela organização

- Aplicar os princípios de gestão de resíduos de embalagens, conferindo-lhes os destinos finais adequados (nomeadamente através da reciclagem, como veremos mais adiante)

-
Reduzir as emissões de ruídos e odores

- Reduzir e controlar os consumos energéticos e de matérias-primas

- Diminuir a produção de resíduos sólidos através da redução do seu volume e recuperação de materiais secundários

- Optimizar os recursos, principalmente através do uso de materiais reciclados e/ou recicláveis

Uma vez que este programa ambiental, assim como qualquer outro, implica uma actuação continuada de forma a produzir os seus efeitos positivos, a McDonald’s Portugal procede à revisão, avaliação e melhoria do mesmo programa, garantindo assim que são concretamente adoptadas as melhores medidas, adaptadas às infra-estruturas e condições de cada restaurante em particular.

Visando favorecer uma crescente consciencialização ambiental, a McDonald’s procura dar a conhecer esta sua vertente ambiental aos seus consumidores, parceiros e fornecedores, e inclusive formando os seus funcionários de acordo com os princípios ecológicos por que se rege.


Medidas adoptadas:


  • quando antes encontrávamos apenas um caixote onde era despejado todo o lixo, hoje já é possível efectuar a separação de resíduos

  • os resíduos de plástico, metal e cartão são devidamente acondicionados em contentores próprios e são depois compactados e transportados para ecopontos

  • cerca de 80% das embalagens são produzidas com recurso a matérias provenientes de energias renováveis

-

  • encontra-se instalado nos quadros eléctricos um dispositivo de controlo que permite uma redução no consumo de energia


  • alguns dos restaurantes (ainda não foi possível estender a todos) estão equipados com um novo sistema de compactação de resíduos, através do qual se obtém uma redução de 66% do volume destes


  • o sistema de gestão ambiental (SGA) implementado nos restaurantes McDonald's encontra-se certificado de acordo com a norma ISO 14001 (normas que estabelecem directrizes relativas a gestão ambiental dentro de empresas)

  • os óleos usados são recolhidos em todos os restaurantes, valorizados e utilizados na produção de biodiesel

  • são utilizados painéis solares para aquecimento de água

  • realizam-se rondas diárias para limpeza de resíduos nas imediações dos restaurantes

  • utilização de dispositivos e equipamentos que geram uma redução no consumo de água

  • existem nos restaurantes pilhões para recolha de pilhas usadas, que são depois encaminhadas para valorização

  • introdução de painéis fotovoltaicos para produção de energia


Assentando o desenvolvimento sustentável na ideia de se procurar uma satisfação das necessidades e uma melhor qualidade de vida na sociedade actual, sem comprometer no entanto a qualidade de vida das gerações futuras, bem se compreende como todas estas medidas assumem uma posição central neste desenvolvimento. Elas proporcionarão uma melhoria do ambiente, que não só nos beneficiará a nós como também contribuirá para que as consequências futuras não sejam tão negras como agora se prevêem.

A McDonald’s Portugal tem portando demonstrado como é possível, sem grande esforço, mudar o comportamento de modo a reduzir os impactos ambientais negativos inerentes à sua actividade.

A verdade é que não se mostra assim tão difícil adoptar estas medidas, sendo que o maior obstáculo, infelizmente, reside na mentalidade da maioria das pessoas, que preferem ignorar quaisquer consequências que os seus actos tenham. Enquanto empresa de grande influência, a McDonald’s assume o seu papel de “dar o exemplo”, e, dessa forma, levar todos aqueles que estão com ela ligados (sejam consumidores, parceiros ou fornecedores, e, talvez, até mesmo não consumidores) a darem o seu pequeno contributo por força de um bem maior, o ambiente.

1 comentário:

  1. Olá,
    Sou de Recife/PE, Brasil. Estou efetuando uma pesquisa acadêmica acerca de ações sustentáveis socioambientais em restaurantes e fiquei bastante satisfeito com o material encontrado neste blog.
    Gostaria de parabenizar o poster.
    Atenciosamente,
    Jáson Torres

    ResponderEliminar