sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desenvolvimento sustentável com respeito pelo Ambiente

Todos os dias somos confrontados, quer através de noticias ou de divulgações feitas pelas Associações Ambientais, com o cada vez mais degradante estado do nosso ambiente. Os problemas são vários indo da poluição em geral até a elementos mais específicos como a erosão dos solos.

Começando por este ultimo, a erosão dos solos, as questões que aqui se colocam dizem respeito ao solo arável e a sua contaminação quimica. O que todos os anos é levado para o mar da camada superior do solo, necessário à vida, é algo que na sociedade actual acaba por ser desvalorizado por estarmos habituados a ver tudo urbanizado. Esta contaminação quimica quimica é resultado da introdução de práticas agricolas intensivas, da má florestação, da desflorestação sendo que se trata de um problema que tem vindo a agravar-se. Ligado a tudo isto, e como consequencia,, coloca-se o problema do ar respeitante à concentração de metano ou do buraco do ozono. A nivel municipal nas zonas urbanas tem existido incentivos à criação de espaços verdes e iniciativas escolares de plantação de árvores.

Será esta a solução para este problema que nos afecta a nivel mundial? Não parece ser o suficiente sendo necessário uma mudança de mentalidade pois só uma racionalização dos meios que o ambiente nos oferece e um maior respeito por tudo o que nos respeita será adequada a uma subsistência garantida e com qualidade de vida aceitável. Será este um dos argumentos a favor do grande investimento realizado a propósito das energias renováveis.

Joao luz n 16690

Sem comentários:

Enviar um comentário