segunda-feira, 2 de maio de 2011

Inauguração da ETAR de Alcântara


"O primeiro-ministro e a ministra do Ambiente inauguram hoje a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, um investimento de 70 milhões de euros que vai contribuir para a despoluição em definitivo do Estuário do Tejo. 
 De acordo com nota de imprensa do Governo, a ETAR, a maior existente no país, vai tratar e desinfetar todas as águas residuais provenientes de parte do concelho de Lisboa e dos concelhos daAmadora e Oeiras.
 "As populações dos municípios de Lisboa, Amadora e Oeiras vão poder desfrutar de um novo Tejo, de um Tejo limpo e progressivamente requalificado", refere o Governo, acrescentando que a infraestrutura vai beneficiar 756 mil habitantes da Área da Grande Lisboa.
 Em Lisboa, a infraestrutura vai tratar os efluentes desde a zona ribeirinha do Terreiro do Trigo, em Santa Apolónia, até Belém.
 Além de contribuir para a melhoria da qualidade das águas do Estuário do Tejo, permitiu arequalificação ambiental e paisagística do Vale de Alcântara, zona urbana onde está localizada, com a construção e plantação de um jardim suspenso.
 A ETAR de Alcântara está inserida num plano mais vasto de despoluição do estuário do Tejo até 2013, que tem previsto 1430 milhões de euros de investimento.
Ao todo, estão em funcionamento 18 ETAR, 12 das quais são remodeladas, seis são novas, entre elas as ETAR do Barreiro (inaugurada há uma semana) e do Seixal (que deve ser inaugurada na próxima semana)."

in www.ionline.pt

Uma ETAR, é uma Estaçao de Tratamento de Águas Residuais, responsavel pelo tratamento de águas residuais, quer de origem doméstica, quer de origem industrial. O processo de tratamento é feito através de diferentes fases, em que se vao separadando gradualmente os materiais sólidos presentes na água, até se chegar a um ponto em que isso não será mais possivel, restando no fim a desinfecção para que a água esteja o menos poluida possível, para que possa ser novamente lançada na própria natureza ou na rede de distribuiçao de água pública, não apresentando nenhum risco tanto para as pessoas como para a natureza.
 As construção de uma ETAR traz inúmeras vantagens para a população, entre as quais posso referir o combate à poluição dos efluentes, feito através de um baixo custo de tratamento comparativamente a outros processos, e ainda de uma perspectiva económica a criação de postos de trabalho.  No entanto existem algumas desvantagens,  como a libertação de mau cheiro,  a poluição visual causada pela enorme infraestrutura,  e a desvalorização da zona onde é inserida a ETAR.
Em Portugal, tem havido por parte do Estado uma crescente preocupação ambiental,  como se pode ver, pelo facto de no ano de 1993 Portugal tratava 21% das águas residuais urbanas, enquanto hoje em dia está próximo dos 85%, pelo que o objectivo traçado pelo actual Governo de 90% de águas residuais tratadas, estabelecido para 2013, será muito provavelmente alcançado.
Desta forma, posso concluir que com a construcção desta ETAR no coração da cidade de Lisboa, apesar de todos os pequenos inconvenientes adjacentes à própria infraestrutura,  a vida de todos os habitantes do concelho de Lisboa, Amadora e Oeiras será beneficiada na medida em que será mais um recurso à disposição da cidade para o tratamento do enorme fluxo dos efluentes, gerando assim uma melhoria da qualidade da água do rio Tejo,  e dessa forma a melhoria de vida de todos aqueles que usufruem diariamente dos recursos fluviais presentes no Estuário do Tejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário