sexta-feira, 20 de maio de 2011

“Limpando o ar depois do grande SMOG de 1952”


     Em Dezembro de 1952, um smog letal abateu-se sobre Londres, submergindo a cidade numa espessa cortina de poluição, ao longo de cinco escuros dias. Quatro mil pessoas morreram nessa semana, e outras oito mil nos meses seguintes, devido a infecções respiratórias e asfixia.
     A tragédia resultou do aumento de queima de carvão suscitada por um clima excepcionalmente frio. Os mais de um milhão de lares de Londres aquecidos a carvão acrescentaram poluentes ao já espesso smog industrial produzido pelas fábricas locais. As condições climatéricas invulgares – incluindo uma inversão brusca de temperatura – mantiveram os níveis enormemente elevados de fuligem e de partículas de alcatrão perto do solo, reduzindo a visibilidade e levando a cidade a uma quase total paralisia.
Depois deste desastre, o governo tomou medidas para melhorar a qualidade do ar no país. Em 1956, o Parlamento Britânico aprovou a Lei do Ar Limpo, banindo a queima de carvão em fornalhas abertas e incentivando a substituição do carvão por fontes mais limpas de energia, como a electricidade, o gás e o petróleo. Pouco tempo depois, um movimento ambientalista determinado surgiu também nos Estados Unidos e noutros locais.  


Fonte:
     “A nossa escolha” – Um Plano para resolver a Crise Climática – Al Gore

Sem comentários:

Enviar um comentário