sexta-feira, 20 de maio de 2011

A importância dos partidos ecologistas

Actualmente, todos concordamos que as questões ambientais são de grande relevo e que cada um de nós, individualmente ou em grupo deve actuar numa lógica de protecção do Ambiente.

Contudo, parece-me ser relevante analisar se isso é o suficiente, pois cada pessoa, individualmente tem mais preocupações para além do ambiente e apesar de existirem Organizações Nãos Governamentais Ambientais (ONGA´s) que têm como único objectivo a protecção do Ambiente em geral, ou de componentes ambientais em especifico, devemos ver que infelizmente, pouca vinculatividade têm, incluindo a capacidade de impor alterações legislativas favoráveis ao Ambiente.

Assim, devemos avaliar a importância de partidos ecologistas, que podendo ter representação parlamentar, conseguem por em análise e discussão as questões ambientais consideradas mais relevantes, na Assembleia da República, podendo assim, de facto, serem aprovadas novas leis que tenham como objectivo a protecção do Ambiente, com alterações de normas em vigor que lhe possa ser prejudicial ou completando leis que já tenham como objecto a protecção do Ambiente.

Poder-se-ia perguntar se é de facto necessário existirem partidos com a finalidade quase exclusiva de proteger o Ambiente e se os restantes partidos já não têm em consideração as consequências ambientais quando tomam as suas decisões e por isso aqueles partidos são desnecessários mas, na minha opinião, todos os partidos têm as suas finalidades, e sabe-se que nem sempre pensam nas questões relacionadas com o Ambiente, pois as suas prioridades de actuação são outras, prioridades essas que por vezes chocam com o objectivo de uma maior segurança ambiental.

Assim, apesar de aceitar que para muitos, haja de facto outros assuntos de maior relevo, parece-me de grande importância que existam partidos que se regem pela protecção dos valores ambientais, tentando colocar em análise política essas questões quando necessário.


E, por curiosidade, aqui vai a história do Partido Ecologista “Os Verdes”, o único partido ecologista português, com representação parlamentar actualmente.

Este partido nasceu em 1982, vindo da actuação de um grupo de cidadãos que tinham como objectivo a promoção de uma participação ecologista mais activa no país.

Começaram por alertar o público das questões ecológicas que já eram relevantes a nível global e também por fazer notar as questões que já tinham importância a nível nacional, e a necessidade de se encontrar uma resposta adequada para tais assuntos.

Assim, surge este partido, com objectivo de levar ao nível institucional essa problemática, fazendo em simultâneo, acções locais e regionais para mostrar a importância destas questões.

Por último, uma referência ao Partido Verde Europeu, que é um partido politico europeu, criado em 2004, que prevê a junção de 32 partidos ecologistas existentes na Europa, com o objectivo de alcançarem uma dimensão relevante a nível europeu.

Sónia Inácio nº16874 subturma8

Sem comentários:

Enviar um comentário