terça-feira, 3 de maio de 2011

Google investe na maior central solar do Mundo

A maior central do Mundo vai ser implementada na Califórnia.
Com este projecto o Google vai expandir a sua área de negócio do motor de busca, e publicidade associada, para a energia solar.











O Google vai investir 168 mihlões de dólares na que será a maior central solar do Mundo. Trata-se de uma central solar inovadora a instalar no deserto de Mojave, no Sudoeste da Califórnia, com capacidade para gerar 392 MW de energia solar, e que deverá ficar concluída em 2013.

A central será composta por 173000 paineis solares que vão concentrar a radiação numa torre solar com 137 metros de altura. Os sistemas de torre solar da The Ivanpah Solar Electric Generating System, embora menos desenvolvidos do que os sistemas de centrais mais comuns, oferecem uma maior eficiência, uma maior capacidade de armazenamento de energia e possibilitam um consumo de água muito inferior.



-> Comentário à notícia:


Podemos definir energias renováveis como aquelas que atendem as necessidades humanas e que são geradas mediante fontes de energia, que permitem ter uma duração maior. Com efeito verificamos uma diminuição das emissões de carbono e eficiência energética.

Todavia, uma das desvantagens reflecte-se nos custos elevados de produção. No entanto, o aparente custo mais baixo das demais fontes, tais como daquelas oriundas de combustíveis fósseis, em regra não atendem ao que se designa por “externalidades”, isto é, custos referentes ao impacto ambiental que, apesar de não estar expresso directamente nas tarifas, são pagos pela sociedade de forma dispersa, principalmente em saúde pública e degradação ambiental.

A energia eléctrica solar é obtida de duas formas possíveis:
1- por meio de colectores solares, a radiação solar é convertida em energia térmica utilizável, aquecendo água para produzir o vapor que passará por uma turbina geradora de electricidade;
2- 2- pelo emprego de células foto voltaicas, baseadas em semicondutores, que geram electricidade. A partir de uma reacção fotoelétrica, produzida pela incidência dos raios solares sob um composto fotoelétrico.

As vantagens da energia solar são várias: "não emitem de gases, têm custos variáveis de produção são baixos, a matéria prima (luz solar) é “grátis”, etc., no entanto têm alguns inconvenientes, como o problema de armazenamento em dispositivos (como baterias), os custos fixos altos e a necessidade de ocupar muito espaço".


Assim, é importante nao esquecer o principio da gestao racional dos recursos naturais, enunciado pela Senhora Professora Carla Amado Gomes, de forma a prevenir os danos significativos para os bens ambientais naturais art.66º nº2 d) CRP. Com efeito, há um aproveitamento de recursos essenciais à vida humana e ao progresso tecnologico.
Atendendo ao principio da prevençao pretende-se estabelecer um equilibrio entre a necessidade de utilizar o recurso e a necessidade subjacente.
Por fim, e seguindo a professora Carla Amado Gomes, "Gerir racionalmente é, assim, gerir preventivamente, nao deixando chegar o bem ao limite da sua regenerabilidade ou ao termo da sua existencia."


Bibliografia:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=34617&bl=1
Carla Amado Gomes, Direito Administrativo do Ambiente
Alessandro de Almeida Cyrino da Silva, A energia nuclear e o direito comunitario do ambiente.




Catarina Ribeiro de Freitas Caldas, nº 17231 - subturma 3

Sem comentários:

Enviar um comentário