quarta-feira, 18 de maio de 2011

" Avião Solar" fez primeiro voo internacional

Notícia


" Avião Solar" fez primeiro voo internacional


" O "Solar Impulse" aterrou hoje em Bruxelas depois de uma viagem de 13 horas desde Payerne.


O avião "Solar Impulse", movido a energia solar e que hoje concretizou o seu primeiro voo internacional, tenciona dar a volta ao mundo, em cinco etapas, em 2013 ou 2014, noticiou a agência AFP.


A aeronave, uma espécie de libélula gigante, aterrou hoje em Bruxelas (Bélgica), depois de uma viagem de 13 horas desde Payerne (Suiça). O voo teve o apoio da Comissão Europeia.


O aparelho voou até 3.600 metros de altitude e a uma velocidade até 70 quilómetros por hora. A aproximação e aterragem em Bruxelas foi filmada pelo príncipe herdeiro da Bélgica, aviador, que seguia num helicóptero.


O criador do "Solar Impulse", o médico suíço Bertrand Piccard, pretende apenas, com a sua iniciativa, encorajar os decisores políticos a adoptarem políticas energéticas mais ambiciosas.


Voo de 20 horas


Já em Julho do ano passado, o avião tinha efectuado, sem paragens, um voo de mais de 20 horas pela Suíça. Em Junho próximo viajará até França, onde ficará temporariamente em exposição no Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço.


O "Solar Impulse" mede 64 metros, à semelhança do modelo Airbus A340, mas pesa apenas 1,6 toneladas. As suas asas estão cobertas por 12 mil células fotovoltaicas, que alimentam quatro motores eléctricos com uma potência de dez cavalos cada um.


Um segundo avião do género, mas maior e com melhor desempenho, está a ser projectado, num investimento de 75 milhões de euros. Objectivo: sobrevoar o Atlântico em 2013.


Bertrand Piccard, que já deu a volta ao mundo em balão, pertence a uma família de exploradores famosos. "




Comentário



O transporte aéreo é sem dúvida fundamental na actualidade, já ninguém imagina o mundo moderno sem este transporte que permite realizar longas distâncias em relativo curto espaço de tempo. Todos já nos habituamos a ouvir sobre poluição causada por emissões de gás carbónico, contudo, o que muitos não sabem é que os aviões respondem por 2,5% do total de emissões provenientes de actividades humanas. Além da poluição causada em Terra é cada vez mais necessário a preocupação com o ar. Essa preocupação pode partir de todos nós através de medidas tão simples como diminuir o volume da bagagem ao mínimo necessário, pois cada quilo de bagagem emite um quilo de CO2, em uma viagem de cerca de dez horas e dar preferência a voos directos ou com o mínimo de escalas porque a descolagem e a aterragem são os processos que mais consomem combustível e, portanto, mais emitem gases de efeito estufa. O avião solar apesar de não ser a ideia mais viável para já, pretende chamar a atenção do uso descomedido que se faz do planeta Terra, é necessário medidas que minimizem o impacto da poluição provocada pelos aviões, assim como pelos meios de transporte em geral. Se foi possível realizar uma viagem de 13 horas, talvez possa ser o ponto de partida para a criação de algo que se torne competitivo e ao mesmo tempo "amigo" do ambiente. Por agora fica o resultado de uma iniciativa que merece todos os créditos e uma consideração das suas potencialidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário