sábado, 14 de maio de 2011

As Iniciativas Ambientais dos Campos de Golfe em Portugal








Os campos de golfe em Portugal estão a nascer com a ideia de salvaguardar uma zona de excelência de espaços verdes. Os empreendimentos são projectados, de acordo com um elevado enquadramento paisagístico, uma baixa densidade habitacional, uma utilização sensível da topografia e protecção dos habitats naturais, assim como promovendo uma flora diversificada e autóctone.



Os projectos contemplam a preservação de zonas de REN (Reserva Ecológica Nacional) e RAN (Reserva Agrícola Nacional), procedendo-se à elaboração e aprovação dos Estudos de Impacte Ambiental para as três fases do empreendimento. Deste modo toda a obra e exploração são conduzidas de acordo com os mais exigentes requisitos ambientais.



Os campos de golfe de 9, 18, 27 ou 36 buracos são integrados na paisagem natural tendo, desde a sua fase de construção, um elevado sentido de minimização dos impactes ambientais. A sua actual manutenção e exploração são objecto de um rigoroso controlo ambiental, atestado pela obtenção da certificação ambiental pela Norma NP EN ISO 14001.



A chave para uma correcta gestão ambiental e da qualidade das actividades dos campos de golfe, garantindo o cumprimento dos requisitos da certificação, passam, nomeadamente: pala protecção de vida selvagem, pelo controlo da utilização de químicos e fertilizantes, pela optimização dos consumos de água, pelo controlo da qualidade da água, pela gestão dos resíduos produzidos, pelo controlo dos consumos energéticos e de combustíveis, pelo controlo das emissões de ruído, pelo respeito pelas normas de segurança e higiene e através dum eficaz programa de objectivos e metas e de auditorias.



No entanto, as boas práticas ambientais para a gestão dos campos de golfe vão além do cumprimento da legislação ambiental e da certificação, como é o exemplo duma forte aposta na formação, sensibilização e informação de todas as partes interessadas (colaboradores, residentes, jogadores de golfe, visitantes, accionistas, comunidade envolvente, fornecedores, autoridades competentes, entre outros).



Nos últimos anos, várias medidas têm vindo a ser adoptadas com resultados positivos e bastante significativos, visto que a salvaguarda do ambiente constitui nos campos de golfe uma prioridade e preocupação constantes. Essa preocupação passa pela forte redução de produtos químicos e fertilizantes, bem como o consumo de combustíveis, areias e outros consumíveis. No que toca aos consumos de energia eléctrica, água para rega e instalações administrativas registou-se igualmente uma redução, tendo-se verificado o aumento do número de espécies de fauna.



A água que é utilizada para a rega do campo de golfe é alvo de análises químicas periódicas, atestando a sua adequabilidade, tal como é efectuado o controlo de todos os efluentes, evidenciando o cumprimento das regras legislativas e camarárias. Os consumos de água são optimizados recorrendo à rega informatizada do campo de golfe, à gestão adequada dos furos e lagos, ao controlo dos níveis do aquífero, à utilização de dados meteorológicos, etc.



Ao nível da gestão de resíduos está-se a apostar cada vez mais numa politica de redução ou reutilização. No entanto, todos os resíduos produzidos são recolhidos, registados e armazenados em local próprio, de acordo com todas as regras de segurança e ambientais, sendo posteriormente encaminhados para um destino final adequado, recorrendo para o efeito apenas a operadores licenciados. Esta politica na gestão de resíduos alargou-se igualmente aos resíduos originados por toda a actividade de construção dentro dos campos de golfe, sendo exigido a todos os construtores e donos de obra que respeitem a legislação ambiental em vigor.



Actualmente a maior aposta vai para as questões de eficiência energética. Neste sentido, procede-se à instalação de painéis solares para o aquecimento das águas e à introdução de painéis fotovoltaicos nos Clubhouses e locais de manutenção para a produção de energia.



Destarte, os campos de golfe em Portugal, assumem, na sua politica de quialidade e ambiente, uma correcta gestão dos recursos naturais, indo ao encontro do conceito de desenvolvimento sustentável.




Sem comentários:

Enviar um comentário