quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Repensar a utilização dos recursos pode ser a solução para a crise mundial!

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial e o NOAA (National Oceanographic and Atmospheric Association), está provado que 2010 foi o ano mais quente desde que já registos de temperatura. De facto oito dos dez anos mais quentes ocorreram desde o ano 2000. No último ano (2010) e no início de 2011, o mundo e também Portugal (em particular na região Oeste e na Madeira), assistiu a um grande número de eventos extremos com elevados custos económicos e sociais.
A última Conferência em Cancún retomou o caminho negocial após o desaire de Copenhaga. Porém, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o ambiente, as actuais reduções assumidas ou prometidas, incluindo as da União europeia, ficam profundamente abaixo do que é necessário para limitar os piores impactes das alteraçõesclimáticas.
Em Maio de 2010 a Comissão Europeia investigou os efeitos de uma decisão unilateral de reduzir as emissões em 30% (para o período entre 1990 e 2020). Concluiu-se que tal decisão criaria empregos verdes e inovação, reduziria os custos de energia e a dependência externa existente, e mitigaria os problemas de saúde relacionados com a poluição do ar.

Publicado por: Hélio de Sousa.

In Site da Quercus: http://www.quercus.pt/

 http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=3424

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Direito do Ambiente

Caros Colegas,

Apresento o Blogue de Direito do Ambiente que terá como missão a publicação dos trabalhos e comentários que a equipa docente nos convidar a fazer.
A Disciplina de Direito do Ambiente convida a uma reflexão sobre a nossa identidade ambiental e o nosso comportamento perante o meio ambiente. Cada vez mais somos alertados para a necessidade de repensarmos os nossos comportamentos em relação ao ambiente, na medida que a Terra enquanto Planeta é a casa que nos sustenta e serve de abrigo a todos nós. Estas palavras soam a repetição, mas a verdade é que embora todos saibamos destes factos as tentativas de alcançar um entendimento planetário têm saído frustradas e cabe a nós nova geração mudar este estado de coisas, assumindo uma posição atenta, responsável e à altura dos conhecimentos que iremos apreender nesta disciplina de Direito do Ambiente.

A todos Bem Haja!

Hélio de Sousa.